Maurício é um país do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais (ilha Maurícia e ilha Rodrigues) e por dois arquipélagos de ilhotas mais a norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. Os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seychelles, a norte. Sua capital é Port Louis.

Catamarãs sobre o Índico

A ilha foi descoberta pelos portugueses, em 1505. Foi primeiro colonizada pelos holandeses, em 1638, e nomeada em honra ao príncipe Maurício de Nassau. Os franceses controlaram a ilha durante o século XVIII e a renomearam para Îlle de France. A ilha foi tomada pelos britânicos em 1814, que restauraram seu nome anterior.

Visão aérea das Ilhas Maurício sobre o Oceano Índico

A independência aconteceu em 1968, mas Maurício manteve como chefe de Estado o monarca do Reino Unido e apenas se tornou uma república em 1992, sendo membro da Commonwealth. A ilha tem um governo democrático estável com eleições livres e regulares. A população é composta de pessoas de várias origens, sendo a maioria de origem indiana (cerca de 68%) e os restantes de origem europeia, africana e chinesa.

o centro de Port Louis ao entardecer

O país tem cerca de 1,2 milhão de habitantes, sendo a capital a cidade mais populosa com cerca de 150.000 habitantes. O principal produto de Maurício é o açúcar, do qual já foi o 3º produtor mundial. Outros importantes produtos agrícolas são o chá e o tabaco. A economia é diversificada, tendo o turismo como uma das principais atividades econômicas  A ilha instituiu a primeira zona franca do Oceano Índico. O inglês é uma das línguas oficiais e é particularmente cultivada pela população de origem indiana.

Oferendas no templo Hindu…cena comum na ilha

a imponente estátua de Shiva, com 35 metros de altura

A outra língua oficial é o francês. A língua de comunicação habitual é o Marisyen, uma língua crioula construída com base no francês. Muitos dos imigrantes indianos e chineses ainda falam as suas línguas de origem. A principal religião é o hinduísmo com mais de 50% da população. A moeda é a rúpia de Maurício, e o fuso horário está a + 4 do GMT.

pássaro Dodô

Um dos símbolos da ilha é o pássaro Dodô. Foi extinto pela ação do homem em sua chegada a ilha. Tinha cerca de 1 metro de altura e não voava. Tinha asas curtas e bico pesado e longo. O Dodô não tinha medo das pessoas, o que, combinado com o fato de não voar, fez dele uma presa fácil para os humanos. Os primeiros colonos da ilha foram os, que chegaram em 1505. O dodó era uma excelente fonte de alimentação, pesando cerca de 16 quilos. Os dodós adultos foram caçados, mas esta não foi a única ameaça que passaram a enfrentar. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos do dodó. O último dodó foi morto em 1681, e não foi preservado nenhum espécime completo.

passeio de veleiro…outra opção na ilha

As Ilhas Maurício são ilhas com temperaturas agradáveis durante todo o ano, e de águas cristalinas, verde-esmeralda. Cada praia é um pequeno paraíso para os amantes do sol, do descanso, para os amantes do surf, do mergulho, do windsurf ou do kitesurf. Um dos passeios que fiz e recomendo é o de parasailing. Puxado por uma lancha, você sobe a dezenas de metros com um paraquedas e tem uma vista incrível. Dura alguns minutos mas mas a vontade é de fazer de novo…

Parasailing no Índico…olha eu lá em cima

Por ser de origem vulcânica, a ilha também conta com picos e remanescentes vulcânicos, além de belas paisagens tropicais e cachoeiras. Pela origem vulcânica, há a formação de segmentos basálticos coloridos, originando uma bela formação de afloramento de terra, com cores variando do ocre a vermelho escuro.

a cor das praias é incrível…

derrame basáltico de várias cores

Outro passeio interessante é pelo interior da ilha, onde além das paisagens deslumbrantes das cores do oceano ao fundo com os picos vulcânicos, ainda encontramos a Chamarel Waterfall, uma enorme cachoeira com mais de 100 metros de altura.

Chamarel Waterfall

Como chegar – a melhor forma de chegar as Ilhas Maurício é pela South African Airways (www.flysaa.com), aproveitando a conexão em Johanesburgo para conhecer também os encantos da África do Sul, suas cidades como Cape Town e Durban, e o Parque Nacional Kruger. São cerca de 8 horas de vôo de São Paulo a Johanesburgo, e mais 4 horas até Maurício.

Onde fica – no oceano índico, a leste de Madagáscar e do continente Africano. Hotéis e operadoras de turismo – http://www.booking.com / http://www.kangarootours.com.br/