Endurance preso na calota polar Antartica

A mais extraordinária aventura de todos os tempos No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente Antártico, passando pelo Pólo Sul, mas pouco antes de alcançar sua base original, o Endurance fica preso no gelo e acaba sendo destruído pela força do gelo.

Endurance sendo engolido pelo gelo

Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem nas placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de salvação nos botes salva-vidas. O livro de Alfred Lansing é o mais extraordinário relato dessa odisséia. Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, Lansing reconstrói os meses de ansiedade e trabalho duro que a tripulação do Endurance enfrentou. Com recursos escassos, seu desafio de sobrevivência era imenso. Em uma narrativa fascinante, Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida.


“Para uma expedição de caráter científico e geográfico, dêem-me Wilson; para uma rápida incursão ao pólo e nada mais, Amundsen; mas se eu estiver em um buraco daqueles e quiser sair dele, dêem-me Shackleton todas as vezes.”

Ernest Shackleton

                                http://www.shackleton-endurance.com/images.html

ENDURANCE

Autor: ALEXANDER, CAROLINE

Idioma: PORTUGUES

Editora:  COMPANHIA DAS LETRAS

Ano: 1999