Lucca

Lucca é uma cidade incrível, situada na região a Toscana, entre Florença e Pisa. A maior parte dos turistas passa direto para a vizinha cidade da torre inclinada, e perdem a chance de conhecer uma cidade única, cercada por muros, como uma antiga e ainda viva cidade medieval.

Duomo de Lucca

Tem cerca de 80.000 habitantes, e é cidade natal do compositor de ópera Puccini. A bela jóia medieval da toscana é cercada por muros imponentes, sendo a única cidade italiana com esta particular estrutura. Tente imaginar uma pequena cidade na Toscana, com sua arquitetura típica, construções antigas renascentistas, saborosa cozinha e cercada por altas paredes do século XVI, circulando toda a antiga cidade, e você terá uma breve idéia de Lucca. Hoje pode-se caminhar ou andar de bicicleta em um caminho circular sobre toda a extensão da parede, um programa fascinante para um fim de tarde, talvez com uma taça de vinho nas mãos, para rapidamente conhecer toda a beleza da cidade.

a vida passando calmamente na cidade...

Outra vista incrível da cidade é do alto da Torre Guinigi. Subindo suas antigas escadarias, chegamos ao alto dos seus quase 40 metros, e encontramos além de uma vista de 360 graus da cidade e da região, uma enorme árvore de carvalho no alto da torre.

Lucca vista do alto da torre

A cada esquina, uma vista diferente de uma antiga casa, ou igreja. A cada passo, surgem cenários de filmes ou gravuras, com belas cores e contrastes. Lucca possui algumas praças, mas nada comparada a Piazza Anfiteatro, com sua área circular, cercada por prédios e estreitas passagens. Lojinhas e pequenos restaurantes completam a paisagem.

Piazza Anfiteatro vista aérea

uma das entradas da Piazza do Anfiteatro

A melhor forma de se chegar a Lucca é alugar um carro em Florença e fazer o trajeto até  a cidade de Pisa pela autoestrada A11. É fácil chegar com qualquer mapa ou GPS. E, além disso, com um carro nas mãos, pode-se após sair de Pisa, descer em direção ao coração da Toscana, para o vale de Chianti, e continuar a descobrir o interior da região, suas belas cidades, castelos e vinhos. Existem dezenas de cidades, médias, pequenas, ou apenas lugarejos bucólicos. Para cada tipo de viajante, há uma Toscana para se descobrir. Mas, isto será o tema para o próximo post. Não percam…