Espanha é um pais europeu situado na Península Ibérica. Seu território principal é delimitado a sul e a leste pelo Mar Mediterrâneo, com exceção a uma pequena fronteira com o território britânico de Gibraltar; ao norte pela França e Andorra e ao noroeste e oeste pelo Oceano Atlântico e Portugal.

O território espanhol inclui ainda as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, próximas da costa Africana e duas cidades autônomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com o Marrocos. Com uma área de 504 030 km², a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Europeia.

Devido à sua localização, o território da Espanha foi sujeito a muitas influências externas, até a formação do país. Por outro lado, o próprio país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes do espanhol espalhados pelo mundo.Ficheiro:Flag of Spain.svg

Em sua história, destaca-se a colonização romana, iniciada em 218 A.C. Após a queda do Império Romano no século IV, o embrião do território espanhol foi sendo montado através dos visigodos, até a invasão Muçulmana no ano de 711, e que em poucos anos tomou a maior parte da península. Por cerca de 750 anos dominaram a região, cujo nome era conhecido como Al-Andalus. Enquanto a Europa permanecia na idade das trevas, a Andaluzia florescia, cultural, cientifica e artisticamente. As cruzadas cristãs avançaram a partir do norte, culminando com a conquista de Granada em 1492. O Reino da Espanha foi constituído pela fusão dos Reinos de Castela e Aragão em 1469.

A Espanha é hoje uma democracia organizada como uma monarquia e parlamento constitucional. É um pais desenvolvido, com cerca de 50 milhões de habitantes e com nono PIB mundial. É constituída por 17 Comunidades Autônomas e 2 Cidades Autônomas, Ceuta e Melilla, situadas na África, fazendo fronteira com Marrocos. Cada Comunidade possui certa autonomia constitucional, especialmente as 4 históricas –  Galícia, País Basco, Catalunha e Andaluzia. O Espanhol é a língua oficial, mas outras línguas também são faladas em alguns territórios, e podem ser oficiais em algumas das comunidades, como o Catalão, o Basco e o Galego. A Capital e sua maior cidade é Madrid com cerca de 3,5 milhões de habitantes, e a sua moeda é o Euro, da Comunidade Européia.

A principal companhia aérea que liga a Espanha ao Brasil é a Ibéria, com Hub principal em Madrid e diversas conexões para a Europa, Africa e Asia. Além dela, outras duas companhias também realizam voos diários sem escalas, a Tam para Madrid e a Singapore para Barcelona. Não é necessário visto de entrada para brasileiros, apenas passaporte válido.

Nos próximos posts falarei sobre Bilbao, no País Basco, e sobre Barcelona, Sitges e Tarragona, na Catalunha.

Mais informações

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha

http://www.spain.info/pt

Companhias aéreas

http://iberia.com.br/br

http://www.singaporeair.com

http://www.tam.com.br