Barcelona vista do avião

Barcelona é uma das cidades europeias mais incríveis e belas que já visitei. Para um brasileiro, seria uma cidade fácil de se adaptar, com suas belas paisagens, ao largo do mediterrâneo, comida saborosa e povo agradável, além do excelente futebol do time local, o Barcelona FC.

Brasão de armas de Barcelona

A Barcelona de Gaudi, Miró e Messi é a capital e maior cidade da Comunidade Autônoma da Catalunha (ver Post Espanha). É a segunda maior cidade da Espanha, com cerca de 1,7 milhão de habitantes. A área metropolitana porém se estende além dos limites da cidade, com cerca de 5 milhões de pessoas, tornando-a a sexta área urbana mais populosa da União Européia. Localiza-se a cerca de 160 km ao sul dos Pirineus, próximo as fronteiras da França e Andorra.

O Porto de Barcelona é o primeiro do Mediterrâneo em toneladas de mercadoria, e também o primeiro em número de cruzeiros de turismo.

Barcelona oferece ao viajante dezenas de atrativos turísticos naturais, históricos e arquitetônicos. Dentre eles, listei abaixo os que são imperdíveis:

Miró

– Fundação João Miró;

– Estádio Camp Nou – Barcelona FC;

– Estádio Olímpico Lluís Companys – Olímpiadas de verão de 1992;

– La Rambla (área de pedestres entre a praça Catalunha e o Porto Velho);

– Mercado Público La Boqueria;

– Grande Teatro do Liceu;

– Igreja da Sagrada Família;

– Parque Guell;

– Casa Battlò;

– La Pedrera (Casa Milà);

La Pedrera - Gaudi

– Montjuic, com sua fortaleza e teleférico;

– O Palácio Nacional;

– El Poble Espanyol (uma pequena representação das diversas comunidades autônomas espanholas em um só lugar, com pequenos bares e restaurantes e ainda belas vistas do alto da cidade);

– Porto Velho, no final da Rambla;

– Praça Catalunha;

– Bairro Gótico;

– Arco do Triunfo.

Bandeira da Catalunha

Como vocês podem ver, são muitos os atrativos desta cidade. Nos próximos posts falaremos um pouco dos principais, começando por Gaudi, talvez a maior expressão de arte da Catalunha, e sinônimo de Barcelona.

Como chegar : As principais companhias aéreas que levam do Brasil a Barcelona são a Singapore Airlines (vôo direto de Guarulhos), a Ibéria e Tam com conexão em Madrid. Também é possível chegar a Barcelona por trem, das principais cidades espanholas ou francesas.

Dica: Se você for ficar muitos dias e visitar muitos pontos turísticos, talvez o melhor seja comprar o Barcelona City Card, para um ou mais dias, que dá descontos em diversas atrações e entrada livre nos transportes públicos.

No próximo post visitaremos os passos de Gaudi, e suas belas obras arquitetônicas espalhadas pela cidade.