Lendo o post anterior sobre Barcelona, vocês devem ter ficado tentados a conhecer um poucos mais sobre esta bela cidade. E sem dúvida, a maior expressão cultural e artística dela, é seu filho ilustre e arquiteto, Antonio Gaudi.

Gaudi
Nascido em 1852, foi um dos principais arquitetos ligado ao modernismo Catalão, e suas obras estão espalhadas pela cidade. Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Sempre a frente de sua época, passou por fases diversas de expressão cultural, desde o gótico ao moderno. Encontrou no empresário Eusebi Guell um incentivador e patrocinador, o que alavancou seus projetos.
Já no final de sua vida, como arquiteto consolidado, avançou ainda mais a sua obra para o modernismo, com exageros e misturas de trabalhos anteriores. Morreu aos 72 anos em 1926, atropelado por um bonde.
Principais obras de Gaudi em Barcelona
Igreja da Sagrada Família (1884 – até hoje inacabada)
Considerada por muitos críticos como a obra prima de Gaudi. Quando terminada, provavelmente em 2026, a obra contará com três fachadas e 18 torres. A fachada da Natividade quase ficou terminada ainda com Gaudi em vida. O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hipérboles e parábolas. Se o exterior já impressiona, é no interior da nave que a capacidade do arquiteto nos deixa sem palavras. Olhando para cima vemos infindáveis junções de arcos, e formas, que dão uma beleza singular a estrutura. Apenas vendo é possível entender toda a dimensão de seu trabalho.
A Sagrada Família é um dos monumentos mais visitados da cidade. O melhor é chegar bem cedo, no momento da abertura ( 9 horas) ou antes, para pegar uma fila menor.
Como chegar: Metrô estação Sagrada Família.
Mais informações : Sagrada Família wikipedia.
Palácio Guell (1885-1889)
Foi desenhado por Gaudi para Eusebi Guell, seu patrocinador, para ser a casa de sua família no centro da cidade. Assim como a Sagrada Família, faz parte do Patrimônio da UNESCO – Trabalhos de Gaudi. Pode-se visitar os salões, os quartos e os diversos cômodos do palácio, com as diversas características do trabalho do arquiteto. Do terraço, temos uma bela visão da cidade.
Como chegar: Metrô Liceu.
Parque Guell (1900-1914)
É um grande parque urbano, situado no norte da cidade. No recinto do parque, numa casa onde Gaudí morou durante quase vinte anos, funciona desde 1963 a Casa Museu Gaudi, com objetos pessoais do arquiteto. A mistura de elementos arquitetônicos torna o parque um museu a céu aberto, e um convite a um descanso ou conversa entre amigos para os catalães.
Como chegar: Metrô Lesseps.
Mais informações : Parque Guell wikipedia.
Casa Battló (1905-1907)

Casa Battló
Gaudi é contratado pelo proprietário Don José Batló Casanovas, para uma reforma em um prédio existente. A fachada principal, e seu interior captam o espectador para inúmeros detalhes, com lembranças de objetos marinhos. É uma expressão marcante da arquitetura modernista de Gaudi, já bem distinta dos seus trabalhos iniciais. O terraço, com suas formas e cores é fascinante.
Como chegar: Metrô Passeig de Grácia
Casa Milà (La Pedrera) (1905-1907)
A Casa Milà, ou La Pedrera, foi construída Roger Segimon de Milà. O edifício não possui quaisquer linhas retas. Alguns dizem que se parece a ondas de lava ou a uma duna de areia e o seu terraço se assemelha a superfície lunar. Abaixo do terraço, diversas estruturas em formato de arcos parabólicos dão sustentação a obra.
Como chegar: Metrô Passeig de Grácia
No próximo post, visitaremos a área central da cidade, a famosa Rambla, o Mercado Público e o Porto Velho de Barcelona.