Seguindo o Post anterior de Barcelona, andaremos agora pela região mais central e antiga da cidade. Caminhando da Praça Catalunha, chegamos a Las Ramblas. A La Rambla de Barcelona possui uma espécie de calçadão, onde pedestres podem caminhar e é margeada por 2 ruas onde passam veículos.

La Rambla

Possui várias lojas, cafés, restaurantes, floriculturas e performances de vários tipos (mímicos, atores, músicos, etc.). Ela vive lotada principalmente de turistas desde a manhã até altas horas da noite, e ao longo dela é possível chegar a diversos pontos turísticos, como:

-Mercado Público – La Boqueria;

– Teatro Liceu;

– Bairro Gótico;

– Arco do Triunfo;

– Igreja Santa Maria del Mar;

– Palácio Guell;

– Porto Velho.

La Boqueria

La Boqueria é um grande mercado público, com áreas de carnes, embutidos, peixes, frutas secas e in natura, sucos e doces. Os cheiros e sabores se misturam em um grande mercado no coração da cidade. As frutas do mediterrâneo são um convite ao paladar e a degustação no local. Os turistas passeiam pelas barracas, saboreando ou contemplando as cores, embalados pelos aromas e pelo falatório geral.

La Boqueria, suas cores e sabores

Seguindo em direção ao Porto, à esquerda encontramos o bairro gótico, com suas lojas características,  suas vielas e a Igreja Santa Maria del Mar. A Igreja é um templo gótico e sua pedra fundamental data do ano de 1329. O bairro Gótico é um dos 4 bairros que formam o distrito Ciudad Vieja de Barcelona, sendo este o núcleo mais antigo.

Bairro Gótico

Mais um pouco a frente chegamos a um grande parque público, com o Arco do Triunfo. É um monumento construído para a entrada principal da Grande Exposição Mundial de 1888, com cerca de 30 metros de altura e tons de ocre ao vermelho.

Arco do Triunfo de Barcelona

Retornando a Rambla, podemos seguir direto ao Porto Velho, ou fazer uma breve parada no Palácio Guell, a poucos passos da Rambla. (ver Post Barcelona – Gaudi). O Porto foi remodelado para as Olimpíadas de 1992. Onde antes existiam fábricas e construções abandonadas, existe hoje um belo complexo turístico, com shoppings, cinemas (incluindo um IMAX) e restaurantes. Uma bela marina completa a paisagem.

Final da Rambla - Porto Velho

No próximo post sobre Barcelona conheceremos a região de Montjuic e o belo Estádio Olímpico de 1992.