Nossa viagem a Rússia surgiu quase que como por acaso. Visitar um país tão diverso de nossos costumes e com tamanha riqueza de história e belezas sempre esteve em meus planos, mas a distância e o custo sempre me mantiveram a idéia de ser um projeto a longo prazo. Mas, eis que surge uma promoção (ou erro de sistema) de uma viagem aérea pela Sibir Airlines, ou S7, uma das maiores empresas russas, e lá íamos nós em direção ao maior país do mundo poucos meses depois.

Российская Федерация
Federação Russa

Rússia ou Россия, como se escreve em Russo. Além das diferenças culturais, o alfabeto é cirílico e totalmente diferente do que usualmente estamos acostumados. Com 17.075.400 quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. A história russa é longa e começa no século I. Através dos séculos e sucessivas ondas de invasões de povos bárbaros, incluindo os Hunos de Átila.

Diversas tribos tomavam conta da extensa área territorial e a partir da queda de Constantinopla em 1453, o Principado de Moscou organiza a sua própria guerra de reconquista e anexa territórios. No século XVI, Ivan, o Terrível, foi oficialmente coroado o primeiro czar da Rússia, em 1547. Durante o seu reinado, Ivan IV reconquista os territórios aos tártaros e cria uma Rússia multi-cultural e multi-religiosa. Com a Dinastia Romanov, o Império dos Czares atinge seu maior poder, passando por Pedro I (Pedro o Grande) até a formação de todo o Império Russo.

Napoleão e Hitler tentaram invadir o Império, nos séculos XVIII e XIX respectivamente, mas sempre foram derrotados, pelas enormes distâncias do território, pelo frio extremo e pela enorme força de vontade de seu povo.

Napoleão e a derrota na Rússia

A Revolução de 1917, derrubou o poder dos Czares, e suas lideranças, Lênin, Stálin e Trotski, transformaram o enorme país na primeira experiência comunista marxista do mundo. Lênin torna-se o primeiro líder da URSS.

representação artística de Lênin falando para os russos na praça vermelha

Após a morte de Lênin em 1924, Stálin assume o poder e de forma ditatorial leva a URSS a vitória na 2a Guerra Mundial, contra a opressão de Hitler, mas mantem opressão a seu próprio povo, com milhões de russos sendo mandado para a distante Sibéria e mortos ao longo das décadas de seu governo. O pós guerra trouxe a influência russa ao leste europeu, e o início da guerra fria nuclear com os Estados Unidos.

mapa e localização da Rússia – fonte wikipédia

Todos os aspectos da Guerra Fria não cabem e não são o escopo deste blog, mas passam pela corrida armamentista, pela corrida especial, e pelas guerras da Coréia, Vietnã e do Afeganistão, bem como da sempre viva influencia de Cuba. Com a Glasnost e a Perestroika de Gorbatchev, a influência russa diminui no leste europeu e seu ápice se dá em 1989 com a queda do muro de Berlim.

máxima área de influência soviética em 1960 – fonte wikipédia

Hoje a Rússia, após décadas de reformas e de crises internas, ocupa a 6a maior economia do mundo, abriu as portas de seu comércio e suas fronteiras ao capitalismo e ao exterior.

Nossa viagem a Rússia nos levaria a conhecer um pouco de toda esta rica cultura e história. Por cerca de 9 dias, Conheceríamos Moscou e São Petersburgo, as duas cidades mais importantes do país, suas belezas, arquiteturas e paisagens naturais. E nada melhor para ainda mais dar uma “cara” de exotismo a viagem a Rússia, do que ir até lá no meio de seu inverno. Sigam comigo nesta fantástica viagem pela Eurásia Eslava.