Saindo das ruínas do antigo Coliseu, seguimos pela Via Del Fori Imperiali e pouco mais de 500 metros a frente nos deparamos a esquerda com as ruínas do coração da Roma antiga – o Fórum Romano.

Fórum Romano

Era um espaço aberto rodeado de prédios públicos, onde as pessoas realizavam cultos, cerimônias, comércio, atos políticos ou apenas pontos de encontro. Era onde toda a vida pública se realizava nos tempos da República e depois no Império.  O Fórum Romano está situado entre as colinas mais importantes da cidade: o Palatino (onde se situavam os palácios da aristocracia e dos Imperadores) e o Capitolino , onde diz a lenda Roma fora fundada em 753 A.C. Já nessa época a área começou a ser drenada (já que ali existia um enorme pântano), pelos reis Etruscos, e por cerca de 12 séculos foi o centro pulsante da cidade.

visitando o passado romano

O Fórum Romano é atravessado pela Via Sacra, a principal passagem por onde os cortejos de triunfo dos generais romanos desfilavam até o Capitólio.

Atualmente é famoso pelos remanescentes, que demonstram claramente o uso de espaços urbanos durante a Idade Romana. O Fórum Romano inclui os seguintes principais monumentos, edifícios e outras ruínas antigas:

Fonte: ROME AND THE VATICAN 2001-2011. Publicado por Lozzi Roma

Templo de Castor e Pólux

Templo de Rômulo

Templo de Saturno

Templo de Vesta

Templo de Vênus e Roma

Templo de Antonino e Faustina

Templo de César

Templo de Vespasiano e Tito

Templo da Concórdia

Basílica Aemilia

Basílica Giulia

Basílica de Constantino e Maxêncio

Arco de Septímio Severo

Arco de Tito

Arco de Tibério

Arco de Augusto

visão parcial do Arco do Triunfo

Caminhar pelas ruínas do passado de Roma é uma grande viagem no tempo. È possível comprar alguns folhetos e livros onde se vê as imagens atuais sobrepostas por desenhos de com os templos e toda a área era na época de glória do Império Romano, e vislumbrar a imponência de como era esta área. Uma pessoa vinda de fora da cidade, ou de outros locais conquistados pelo Império ao adentrar aquela rua principal, deveria ficar atônita com a grandeza e a beleza da arquitetura romana.

Para se ter uma dimensão do poder e da influência de Roma no mundo antigo, basta vermos um mapa do início do segundo século:

Mapa do Império Romano no ano 117 D.C

È possível ainda subir o monte do Campidoglio e observar toda a região do Fórum por cima, o que dá além de uma bela vista do local e do Coliseu ao fundo, uma compreensão ainda maior da integração dos monumentos e daVia Sacra.

Ruínas do Fórum Romano – vista do alto da colina do Campidoglio

Outra visão das ruínas, com o Coliseu ao fundo

No próximo post continuaremos caminhando por Roma, visitando dois dos mais belos cartões postais da cidade –  o Panteon e a Fontana de Trevi.