Chegamos logo no começo da manhã a cidade de Aswan. Ainda dentro do trem foi servido um café da manhã, se é que aquilo poderia ser chamado de pão e café. Aswan dista cerca de 950 quilômetros ao sul do Cairo, é a maior cidade da região e seu nome significa “mercado”. A cidade e a região tem diversos pontos turísticos de interesse e teríamos um longo dia pela frente até a hospedagem no hotel ao anoitecer.

3u9o1276083374A bela Aswan no sul do Egito

Saímos da estação de trem e entramos em uma van que nos levou diretamente a um pequeno atracadouro onde dezenas de barcos aguardavam os turistas para os passeios pelo Nilo. Entramos todos em uma embarcação a motor e seguimos em direção a Ilha de Philae, onde fica o magnífico Templo de Ísis, a cerca de 7 km de Aswan.

Philae é uma construção Ptolomaica, isto é , feita pela dinastia grega que governou o Egito Antigo em seu derradeiro momento antes de cair nas mão de Roma e tornar-se uma possessão desta civilização. O general Ptolomeu, do exército de Alexandre o grande, herdou a região após a morte do grande conquistador e deu nome a dinastia lhe seguiu. A própria Cleópatra por diversas vezes veio até o Templo de Ísis prestar homenagens a deusa.

Ao chegar ao Templo fica impossível não se deslumbrar com a beleza, o tamanho e a imponência da construção. Mesmo tendo sido construída muito tempo depois das grandes pirâmides, por volta de 300 A.C, guarda o peso dos anos e a beleza da cultura egípcia/grega.

DSC06197

Templo de Ísis na ilha de Filae

No final da tarde, fizemos um lindo passeio pelo Nilo, desta vez em uma felucca, embarcação tradicional a vela. Vimos o entardecer e os matizes do pôr do sol pelas encostas do rio, e atracamos em uma de suas ilhas para um típico jantar na casa de uma família. Saboreamos a culinária local, ouvindo histórias da região, e vendo as crianças correndo pela casa.

DSC06206

Passeio de Felucca ao entardecer no Nilo

Ao final da noite fomos para um hotel em Aswan. No próximo dia bem cedo iremos ao aeroporto da cidade, voar até uma das mais belas construções do Egito antigo. A cerca de 300 km ao sul de Aswan, em uma região chamada de Núbia, ao lado da fronteira com o Sudão. O Complexo de Abu Simbel, construído por Ramsés II por volta de 1284 A.C.

slide5

Complexo de Abu Simbel